A amostragem caso crítico é construído com base na escolha de uma situação, fenômeno ou realidade humana pode ter uma visão sobre uma condição hipotética em análise pelo investigador e julgamento de um ator social. Esta amostragem permite generalizações lógicas derivadas a partir do peso dos elementos que mesmo pode produzir um único caso (Patton, 1988). É definida como um caso com uma questão de importância estratégica para o grupo. É um caso que nos permite obter informação suficiente para deduzir que, se "não é válido para este caso, então não é para todos" (Flyvbjerg, 1998). Entre as vantagens deste modelo é que este tipo de escolha estratégica pode economizar tempo e dinheiro na pesquisa de um problema particular quando fica crítica, se o pesquisador pode confirmar claramente as proposições e hipóteses são exemplos selecionados mais importante para a identificação de acontecimentos críticos que pesquisa oferece um elemento de fiabilidade. Por seu lado, algumas limitações deste modelo são: nem sempre é fácil faz com que o pesquisador a identificar um caso crítico, devido à complexidade de recursos, exige experiência na área de pesquisa e não há nenhum princípio metodológico universal para identificar, certamente, um caso crítico.
Exemplo 3: Uma clínica de medicina do trabalho interessados em investigar se as pessoas que trabalham com solventes orgânicos sofreu danos cerebrais. Em vez de escolher uma amostra representativa das empresas que utilizam solventes orgânicos, a clínica estrategicamente localizado um local de trabalho que atende a todas as medidas de segurança, saneamento, qualidade do ar. Aqueles que foram estabelecidos na matriz. Este modelo de negócio torna-se o caso crítico: se as instalações clínicas é o tipo de seqüela cerebral relacionado com solventes orgânicos, então é provável que este problema é dado em outras empresas que observam poucas medidas de segurança e higiene se instalaram na matriz. Nós escolher uma escola (X) que tem mostrado resistência à mudança em programas inovadores anteriores. Definido para a escola (X) um programa inovador. Se os resultados forem positivos, pode-se concluir que o programa inovador tem uma boa chance de ser bem sucedido em outras escolas. O importante é identificar casos ilustram dramaticamente o problema estudado e selecionar entre eles.
Exemplo 3: Uma clínica de medicina do trabalho interessados em investigar se as pessoas que trabalham com solventes orgânicos sofreu danos cerebrais. Em vez de escolher uma amostra representativa das empresas que utilizam solventes orgânicos, a clínica estrategicamente localizado um local de trabalho que atende a todas as medidas de segurança, saneamento, qualidade do ar. Aqueles que foram estabelecidos na matriz. Este modelo de negócio torna-se o caso crítico: se as instalações clínicas é o tipo de seqüela cerebral relacionado com solventes orgânicos, então é provável que este problema é dado em outras empresas que observam poucas medidas de segurança e higiene se instalaram na matriz. Nós escolher uma escola (X) que tem mostrado resistência à mudança em programas inovadores anteriores. Definido para a escola (X) um programa inovador. Se os resultados forem positivos, pode-se concluir que o programa inovador tem uma boa chance de ser bem sucedido em outras escolas. O importante é identificar casos ilustram dramaticamente o problema estudado e selecionar entre eles.